Atualizado em: setembro/2018

Questões gerais

O que faz a BB Tecnologia e Serviços?

A BB Tecnologia e Serviços – BBTS – oferece soluções inovadoras e adaptáveis para as necessidades de cada negócio.
Controlada direta do Banco do Brasil, a BBTS possui 35 centros de assistência técnica e mais de 3.000 empregados atendendo a 3.500 municípios em todo o país. Atua nas áreas de assistência técnica dos equipamentos de automação bancária, sistemas de alarme, portas giratórias e circuito fechado de TV, além de plataforma de comunicação com gestão de telefonia IP, áudio e vídeo conferências. A BBTS conta ainda com plataforma omni channel para canais de relacionamento integrados, modulares e escaláveis. Oferece a seus clientes serviços de central de atendimento – contact center, venda e cobrança –, solução profissional de broker de mensageria SMS, e-mail marketing e serviços de impressão de dados variáveis. Otimizando resultados por meio de processos integrados, a BBTS oferece gestão eletrônica de documentos (GED), verificação e montagem de dossiês para operação de cobrança judicial, microfilmagem e reprodução de documentos. Conta com serviços de qualidade, inteligência artificial cognitiva e advanced analytics, possui fábricas de software em Belém, Brasília e Goiânia, além de estrutura de datacenter em Brasília e São Paulo.

A BB Tecnologia e Serviços atende ao grande público?

Não. A BB Tecnologia e Serviços tem suas atividades baseadas em contratos com grandes empresas públicas. Portanto, sua obrigatoriedade de atendimento é aos seus clientes. As informações de interesse público da BBTS são os casos de sucesso dos serviços realizados, os balanços contábeis anuais, informações sobre concursos públicos, licitações e projetos de responsabilidade socioambiental.

A BB Tecnologia e Serviços é a antiga Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros?

Sim. A Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, foi criada em 1974 para desenvolver tecnologia genuinamente nacional na área de informática. Nos anos 90 passou a integrar o conglomerado do Banco do Brasil, que adquiriu a maior parte das ações da Empresa. Em 2013 passou a utilizar o nome fantasia BB Tecnologia e Serviços, demonstrando ao mercado o alinhamento com seu controlador e em 2018, fortalecendo os laços com o Banco do Brasil, a empresa adota, também como sua denominação social, o nome BB Tecnologia e Serviços S.A.

Qual o tamanho da BBTS?

A BB Tecnologia e Serviços possui 35 centros de assistência técnica e mais de 3.000 empregados atendendo a 3.500 municípios em todo o país. Onde houver um equipamento de automação bancária do Banco do Brasil também haverá um técnico da BBTS para assegurar o seu funcionamento e desempenho.

Qual horário de atendimento?

O horário de funcionamento da BBTS é de 9h às 18h em todo o Brasil. No entanto, é preciso estar atento às diferenças de fuso horário.
Os ambientes de data center funcionam em regime de 24x7.
O contact center para solução de dívidas atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, ou diretamente pelo site na página de soluções de dívidas.

Sou cliente do Banco do Brasil. Se tiver alguma dúvida sobre os serviços oferecidos pelo BB, posso consultar a BB Tecnologia e Serviços?

Não. Para resolver dúvidas relativas aos serviços oferecidos pelo Banco do Brasil, visite www.bb.com.br.

Questões sobre concurso público

Concursos e Inscrições

Como posso trabalhar na BB Tecnologia e Serviços?

Para trabalhar na BBTS é necessário ser convocado após aprovado em concurso público.
A Empresa realiza concursos com o objetivo de preencher vagas imediatas e/ou constituir cadastro reserva para suprir possíveis demandas conforme a região. A classificação para vagas em cadastro reserva gera ao candidato apenas a expectativa da nomeação. Os concursos são regionalizados e a convocação obedece a classificação na localidade e cargo para os quais o candidato se inscreveu.

Posso fazer inscrição para mais de um cargo?

Sim. O candidato poderá efetuar inscrição para mais de um cargo/perfil, desde que a realização das provas ocorra em data/horário diferentes.

As inscrição poderá ser feita nas agências dos Correios?

Não. A inscrição para concurso público da BB Tecnologia e Serviços somente será realizada no site da organizadora, divulgada quando da publicação de cada edital.

Fiz inscrição no concurso anterior, mas não fiz as provas. Posso participar de um novo concurso?

O não comparecimento nas provas de um concurso anterior, não assegura ao candidato a sua participação em um novo concurso, o que não o impede de realizar uma nova inscrição.
Qualquer pessoa pode participar do concurso e realizar as provas. Entretanto, para tomar posse como empregado da BB Tecnologia e Serviços é imprescindível que o candidato atenda a todos os requisitos do edital.

Fui aprovado em um concurso anterior para a BB Tecnologia e Serviços. Posso fazer o concurso novamente?

Sim. Qualquer pessoa pode participar do concurso e realizar as provas. Entretanto, se você já está aprovado em concurso anterior e deseja se candidatar ao mesmo cargo para a mesma localidade no novo edital, lembramos que fica assegurada a prioridade na convocação, de acordo com a necessidade de provimento, dos candidatos classificados no edital anterior, até o término de sua vigência ou esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O cargo que pretendo disputar não existe na cidade em que moro. Posso me inscrever para outra cidade?

Sim. Porém, a BB Tecnologia e Serviços não arcará com custos decorrentes desta opção.

Como vou saber se passei no concurso?

O resultado final do concurso, após decididos todos os recursos interpostos, será publicado no site da organizadora do certame.

A BB Tecnologia e Serviços recomenda uma bibliografia específica para o concurso?

Não. Em nenhum momento a BB Tecnologia e Serviços atenderá qualquer solicitação no sentido de recomendar bibliografia ou cursos especializados, deixando a critério dos candidatos, com base no programa das provas, buscar as fontes de informação que considerem mais adequadas.

Posso inscrever-me no concurso e fazer as provas sem ter terminado o curso (médio ou superior) indicado como requisito para o cargo desejado?

Sim. Contudo, no momento da convocação para entrega de documentos, o candidato deverá atender a todos os requisitos exigidos no edital. Ou seja, na data estipulada para a entrega de documentos será imprescindível a apresentação de documento que comprove a conclusão do curso referente à escolaridade exigida no edital.

Qual o prazo de validade do concurso?

O prazo de validade é estabelecido no edital do concurso.

Durante a validade do concurso poderão haver novas nomeações?

Sim. A BB Tecnologia e Serviços convocará os candidatos aprovados durante a validade do concurso - sempre que houver necessidade - respeitando sua classificação, .

Posso me inscrever no Concurso para fazer as provas sem ter completado 18 anos?

Sim. Porém, na data da posse o candidato deverá ter 18 anos completos.

Atualização Cadastral / Convocação / Posse

Como faço para atualizar meu endereço?

Antes da homologação do resultado final, a atualização cadastral dos candidatos deve ser realizada junto à organizadora do concurso. Após a homologação do resultado final do concurso, as solicitações de atualização cadastral devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Esta caixa somente atenderá solicitações de atualização de endereço.

De que forma ocorrerá o processo de convocação? Como poderei acompanhar?

A convocação dos candidatos ocorrerá por meio de telegrama e/ou e-mail.
A BB Tecnologia e Serviços deixa disponível para consulta, na sua página eletrônica, a relação nominal de candidatos convocados atualizada periodicamente.

Haverá o ingresso de todos os candidatos ao mesmo tempo ou será fracionado?

O ingresso dos candidatos será fracionado, de acordo com a necessidade da Empresa.

Moro em uma cidade e me inscrevi para a vaga em outra cidade. Onde será realizado o exame médico pré-admissional?

A marcação do exame médico será realizada de acordo com o local da vaga para qual o candidato se inscreveu.

Fui aprovado no concurso. Quando devo enviar minha documentação?

O candidato deverá enviar a documentação somente quando receber, por meio de telegrama e/ou e-mail, a convocação para tal.

Admissão e Lotação

Um candidato aprovado no concurso e admitido como empregado da BB Tecnologia e Serviços na localidade para a qual se candidatou no ato da inscrição poderá, posteriormente, solicitar transferência para outra localidade?

Sim. Desde que exista a vaga para o cargo e localidade desejados e a transferência cumpra todas as exigências previstas na norma interna que regulamenta a transferência de empregados.

Despesas incorridas com a fase admissional poderão ser reembolsadas pela BB Tecnologia e Serviços?

A BB Tecnologia e Serviços arcará apenas com os custos relativos ao exame médico pré-admissional. Demais despesas como transporte, alimentação e outras são de responsabilidade do concursando.

Posso escolher a área em que irei trabalhar?

A escolha da lotação ficará a critério da BB Tecnologia e Serviços. Entretanto, a Empresa envidará esforços no sentido de obter a máxima compatibilidade possível entre o perfil do concursado e o posto de trabalho a ele destinado.

Sobre as Condições de Trabalho

Os empregados da BB Tecnologia e Serviços têm estabilidade?

Não. O contrato de trabalho celebrado entre a BB Tecnologia e Serviços e seus empregados é regido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

O que é regime de experiência?

Ao assinar contrato de trabalho com a BB Tecnologia e Serviços, o empregado passará pelo período de experiência de 45 (quarenta e cinco) dias podendo ser renovado uma única vez por igual período. Ao longo da vigência do regime de experiência, será verificado se o empregado apresenta aptidão para executar as atividades para a qual foi contratado. Caso seja considerado apto ao final do período de experiência, o contrato passará a vigorar por prazo indeterminado.

Posso comparecer à BB Tecnologia e Serviços para obter mais informações sobre o conteúdo de trabalho de cada área?

A BB Tecnologia e Serviços não prestará atendimento direto a candidatos em nenhuma hipótese antes da homologação do resultado final do concurso. Qualquer dúvida que por ventura o candidato tenha antes da homologação do certame deve ser dirimida junto à organizadora. Após a homologação do resultado final do concurso, a BB Tecnologia e Serviços disponibilizará aos candidatos informativos sobre as convocações por cargo e localidade em sua página na internet.

Após o ingresso num cargo de nível médio, é possível realizar concursos internos para um cargo de nível superior?

Não. Todos os cargos efetivos da BB Tecnologia e Serviços são providos por concurso público específico. Assim, inexiste a possibilidade de exercer um cargo de outro grupamento.

Qual é o salário inicial pago atualmente pela BB Tecnologia e Serviços?

Os salários relacionados abaixo foram atualizados de acordo com o reajuste previsto no acordo coletivo de 05/07/2018.
  • Técnico Administrativo - R$ 1.758,89
  • Analista Administrativo - R$ 3.517,78
  • Técnico de Operações - R$ 2.078,68
  • Analista de Operações - R$ 4.573,09

Qual o Programa de Benefícios oferecido pela BB Tecnologia e Serviços aos seus empregados?

O Programa de Benefícios da BB Tecnologia e Serviços contempla atualmente os itens relacionados abaixo:
  • Auxílio-alimentação e/ou refeição no valor total mensal de R$ 769,82
  • Cesta Alimentação: R$ 255,54
  • Vale Cultura
  • Auxílio-creche, no valor máximo mensal de R$ 312,53 para cada filho com até 12 meses de vida*
  • Auxílio pré-escola, no valor máximo mensal de R$ 312,53 para cada filho com idade entre 13 e 83 meses de vida*
  • Auxílio escola, no valor máximo mensal de R$ 773,75 cada filho portador de deficiência*
  • Plano de Saúde com participação no valor de 50% para o empregado e 50% para a Empresa
  • Plano de Previdência Complementar onde a Empresa efetua a contribuição correspondente a 100% da contribuição do empregado participante*
  • Vale-transporte*
  • Auxílio Medicamento*
  • Auxílio Funeral*
  • Auxílio Material Ótico*
  • Auxílio Odontológico*
  • Programa de Tutoria*
  • Seguro de Vida*
  • Licença Maternidade Cidadã onde a licença maternidade passa de 120 para 180 dias*
  • Licença Paternidade Cidadã onde a licença paternidade passa de 05 para 20 dias*
* Nos termos das normas internas vigentes.

A BB Tecnologia e Serviços oferece treinamento regular a seus empregados?

Sim, de acordo com as necessidades identificadas e disponibilidade orçamentária, a BBTS disponibiliza aos seus empregados treinamentos internos e externos.