Este canal objetiva acolher denúncias que envolvam a BB Tecnologia e Serviços, sobre atos qualificáveis como Corrupção* praticados por pessoa jurídica, com base na Lei 12.846/2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública. A denúncia pode ser realizada de forma anônima ou identificada, sendo assegurados o tratamento confidencial das informações e a proteção do denunciante. Todas as denúncias são conduzidas com estrita observância às regras de sigilo e a identidade do denunciante é preservada. Contudo, a BBTS não se responsabiliza por informações disponibilizadas ou divulgadas pelo próprio denunciante a terceiros.    Para enviar uma denúncia envolvendo corrupção, preencha o formulário abaixo.   Campos contendo (*) são de preenchimento obrigatório.   Empresa limpa Por favor, preencha os campos obrigatórios. Nome Invalid Input E-mail E-mail inválido Telefone Invalid Input Informar qual item do artigo 5º da Lei 12.846/2013 foi violado, de acordo com a sua interpretação (podendo ser mais de um) I - prometer, oferecer, dar ou garantir, direta ou indiretamente, vantagem indevida a agente público, ou a terceira pessoa a ele relacionada;  II - financiar, custear, patrocinar ou de qualquer modo subvencionar a prática dos atos ilícitos;  III - utilizar-se de interposta pessoa física (conhecida como "laranja") ou jurídica (empresa de fachada ou fictícia) para ocultar ou dissimular seus reais interesses ou a identidade dos beneficiários dos atos praticados;  IV - licitações e contratos:  a) frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo de procedimento licitatório público; b) impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório público; c) afastar ou procurar afastar licitante, por meio de fraude ou oferecimento de vantagem de qualquer tipo; d) fraudar licitação pública ou contrato dela decorrente; e) criar, de modo fraudulento ou irregular, pessoa jurídica para participar de licitação pública ou celebrar contrato administrativo; f) obter vantagem ou benefício indevido, de modo fraudulento, de modificações ou prorrogações de contratos celebrados com a administração pública, sem autorização em lei, no ato convocatório da licitação pública ou nos respectivos instrumentos contratuais; g) manipular ou fraudar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos celebrados com a administração pública. V - dificultar atividade de investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, ou intervir em sua atuação.  Invalid Input A BBTS, por meio de um agente direto ou indireto (funcionário ou terceiro) Praticou ato lesivo contra a administração públicaFoi vítima de ato lesivo Invalid Input Relate sua denúncia no quadro abaixo, da forma mais detalhada possível(*) Entrada inválida Utilize o campo abaixo para anexar documentos que auxiliem na apuração dos fatos Invalid Input Enviar Limpar RSFormPro.Ajax.URL = "\/component\/rsform\/?task=ajaxValidate";rsfp_addEvent(window, 'load', function(){var form = rsfp_getForm(6); var submitElement = RSFormPro.getElementByType(6, 'submit'); for (i = 0; i < submitElement.length; i++) { if (RSFormProUtils.hasClass(submitElement[i],'rsform-submit-button')) { RSFormProUtils.addEvent(submitElement[i],'click', (function(event) { event.preventDefault(); RSClickedSubmitElement = this; for (j = 0; j < submitElement.length; j++) { submitElement[j].setAttribute('data-disableonsubmit','1'); } ajaxValidation(form, undefined, ' has-error'); })); } } }); ajaxExtraValidationScript[6] = function(task, formId, data){ var formComponents = {}; formComponents[68]='Nome';formComponents[69]='E-mail';formComponents[70]='Telefone';formComponents[116]='sigilo';formComponents[64]='violacao_item_artigo5';formComponents[65]='ato_lesivo';formComponents[66]='denuncia_detalhada'; ajaxDisplayValidationErrors(formComponents, task, formId, data); }; *Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros, por meios considerados ilegais ou ilícitos.

Este canal objetiva o recebimento de denúncias que envolvam a BB Tecnologia e Serviços no que diz respeito ao cometimento de irregularidades como assédio, conflito de Interesses, discriminação, fraude, nepotismo, roubo, entre outras irregularidades. A denúncia pode ser realizada de forma anônima. No entanto, sem a informação de um contato válido não será possível o envio do número do protocolo. Case opte por identificar-se, a Ouvidoria garante o sigilo da sua identidade e a confidencialidade de seus dados pessoais, se for feita a opção por sigilo.   Para enviar uma denúncia, preencha o formulário abaixo: Please complete all required fields! Nome completo Entrada inválida Telefone Telefone inválido E-mail(*) E-mail inválido Tipo de denúncia(*) AssédioConflito de interessesDesvio de funçãoDiscriminaçãoFurto e/ou RouboIrregularidade em Licitações e/ou ContratosNepotismoOfensa (física, verbal, moral, ao pudor)SMS - Segurança, Meio Ambiente e SaúdeOutras irregularidades Escolha uma opção Informe quem são as pessoas envolvidas e relate sua denúncia da forma mais detalhada possível.(*) Nome: Cargo: Contato: Denúncia: Entrada inválida Quando ocorreu o fato? Informe também se continua ocorrendo. Invalid Input Indique a localidade / gerência onde ocorreu o fato Invalid Input Sobre o fato denunciado, você tem:(*) Certeza (aconteceu comigo)Certeza (eu presenciei)SuspeitaOuvi dizer Escolha uma opção Tem conhecimento se há Diretor, Supervisor ou Gerente da BBTS ENVOLVIDO no fato relatado? SimNão Invalid Input Existem testemunhas? Em caso positivo, indique-as Nome: Cargo: Contato: Invalid Input Há documento que sirva como prova, evidência ou indício de irregularidade? Invalid Input Solicita sigilo(*) SimNão Escolha uma opção Enviar Limpar Campos marcados com (*) são de preenchimento obrigatório RSFormPro.Ajax.URL = "\/component\/rsform\/?task=ajaxValidate";rsfp_addEvent(window, 'load', function(){var form = rsfp_getForm(7); var submitElement = RSFormPro.getElementByType(7, 'submit'); for (i = 0; i < submitElement.length; i++) { if (RSFormProUtils.hasClass(submitElement[i],'rsform-submit-button')) { RSFormProUtils.addEvent(submitElement[i],'click', (function(event) { event.preventDefault(); RSClickedSubmitElement = this; for (j = 0; j < submitElement.length; j++) { submitElement[j].setAttribute('data-disableonsubmit','1'); } ajaxValidation(form, undefined, ' has-error'); })); } } }); ajaxExtraValidationScript[7] = function(task, formId, data){ var formComponents = {}; formComponents[73]='Nome';formComponents[74]='telefone';formComponents[76]='email';formComponents[85]='sigilo';formComponents[77]='tipo_denuncia';formComponents[78]='envolvidos';formComponents[79]='data_ocorrencia';formComponents[80]='localidade_gerencia';formComponents[81]='sobre_fato';formComponents[82]='bbts_envolvido';formComponents[83]='testemunhas'; ajaxDisplayValidationErrors(formComponents, task, formId, data); };  

A Ouvidoria é um canal de 2ª instância de comunicação da BB Tecnologia e Serviços com clientes, funcionários, fornecedores e a sociedade em geral, permitindo-lhes buscar solução satisfatória para questões já tratadas no âmbito da 1º instância e a mediação de situações, por meio de registro de reclamações, sugestões e elogios. Para dúvidas ou reclamações sobre negociações com o Banco do Brasil, acesse o canal Solução de Dívidas. O manifestante poderá entrar em contato com a Ouvidoria, pelos seguintes canais: • Formulário online; • Telefone: (21) 2408-9934 / (Voip: 3 21 9934) • Presencial ou Carta: Ouvidoria da BB Tecnologia e Serviços - Estrada dos Bandeirantes, 7966 – Camorim – Jacarepaguá / RJ – CEP: 22783-110 O horário de atendimento da Ouvidoria da BBTS é de segunda a sexta, de 9:00 as 18:00, com intervalo de almoço de 12:00 às 13:00. Você encontra mais informações na Cartilha da Ouvidoria. Para enviar sua manifestação, preencha o formulário abaixo:   Please complete all required fields! Tipo de manifestação(*) ElogioReclamaçãoSugestão Invalid Input Nome completo Entrada inválida E-mail(*) E-mail inválido Telefone Telefone inválido Assunto(*) Invalid Input Manifestação(*) Entrada inválida Houve contato prévio com alguma área para tratar o assunto? Se sim, informe a área e a resposta recebida Entrada inválida Anexo 1 Invalid Input Solicita sigilo(*) SimNão Escolha uma opção Enviar Limpar Campos marcados com (*) são de preenchimento obrigatório RSFormPro.Ajax.URL = "\/component\/rsform\/?task=ajaxValidate";rsfp_addEvent(window, 'load', function(){var form = rsfp_getForm(8); var submitElement = RSFormPro.getElementByType(8, 'submit'); for (i = 0; i < submitElement.length; i++) { if (RSFormProUtils.hasClass(submitElement[i],'rsform-submit-button')) { RSFormProUtils.addEvent(submitElement[i],'click', (function(event) { event.preventDefault(); RSClickedSubmitElement = this; for (j = 0; j < submitElement.length; j++) { submitElement[j].setAttribute('data-disableonsubmit','1'); } ajaxValidation(form, undefined, ' has-error'); })); } } }); ajaxExtraValidationScript[8] = function(task, formId, data){ var formComponents = {}; formComponents[87]='tipo_manifestacao';formComponents[88]='nome_completo';formComponents[89]='email';formComponents[90]='telefone';formComponents[95]='sigilo';formComponents[91]='assunto';formComponents[92]='manifestacao';formComponents[93]='contato_previo'; ajaxDisplayValidationErrors(formComponents, task, formId, data); }; A Ouvidoria tem por princípio preservar o sigilo da sua identidade. Entretanto, dependendo da natureza da demanda, sua identidade pode ser essencial para o tratamento do assunto. Nesse caso, a Ouvidoria solicitará autorização para informar o seu nome aos responsáveis pelo tratamento da manifestação.  

Este canal destina-se a acolher informações relacionadas exclusivamente a:   - Indícios de fraude, suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética; - Descumprimento de legislação, regulamentos e códigos internos; - Inobservância de controles internos ou irregularidade de natureza contábil; - Atuação das auditorias interna e externa.   Caso a manifestação não se enquadre nas hipóteses acima ou se você pretende registrar uma reclamação, sugestão ou elogio, acesse o canal da Ouvidoria. Para garantir confidencialidade, imparcialidade e independência na análise das informações recebidas, as mensagens serão encaminhadas ao Comitê de Auditoria, que é formado por integrantes sem qualquer vínculo de subordinação à Diretoria Executiva da Companhia. Serão assegurados o tratamento confidencial das informações e a proteção da identidade do prestador, quando solicitada. O canal admite o registro de denúncia anônima, desde que composta de fatos ou informações objetivas que possibilitem a verificação e identificação dos elementos concretos denunciados. Para envio da sua manifestação, utilize o formulário abaixo: Fale com o Comitê de Auditoria Por favor, preencha todos os campos obrigatórios. Nome completo Entrada inválida CPF CPF inválido E-mail Invalid Input Telefone Telefone inválido Indique se deseja proteção de identidade(*) SimNão Escolha uma opção Obs.: Ao se identificar e não requerer a proteção de sua identidade, você possibilitará eventual contato para esclarecimentos adicionais. Escolha a categoria que melhor corresponda ao seu assunto:(*) Indícios de fraude, suspeita de corrupção ou desvio de conduta ética (ato doloso, cometido com o intuito de enganar; conflito de interesses ou recebimento de benefício indevido; conduta não ética de pessoa ligada à Companhia)Descumprimento de legislação, regulamentos e códigos internos (descumprimento de normas e regras, de origem externa ou interna, aplicáveis à Companhia)Inobservância de controles internos ou irregularidade de natureza contábil (falta de conformidade em operações da Companhia ou em suas estruturas administrativa e de governança; falta de fidedignidade em registros e valores vinculados às rubricas e demonstrações contábeis)Atuação das auditorias interna e externa (descumprimento de regras que regulam as atividades das auditorias interna e externa ou que interfiram na sua independência) Escolha uma opção Mensagem(*) Entrada inválida Enviar Limpar RSFormPro.Ajax.URL = "\/component\/rsform\/?task=ajaxValidate";rsfp_addEvent(window, 'load', function(){var form = rsfp_getForm(9); var submitElement = RSFormPro.getElementByType(9, 'submit'); for (i = 0; i < submitElement.length; i++) { if (RSFormProUtils.hasClass(submitElement[i],'rsform-submit-button')) { RSFormProUtils.addEvent(submitElement[i],'click', (function(event) { event.preventDefault(); RSClickedSubmitElement = this; for (j = 0; j < submitElement.length; j++) { submitElement[j].setAttribute('data-disableonsubmit','1'); } ajaxValidation(form, undefined, ' has-error'); })); } } }); ajaxExtraValidationScript[9] = function(task, formId, data){ var formComponents = {}; formComponents[97]='nome';formComponents[98]='cpf';formComponents[99]='email';formComponents[100]='telefone';formComponents[117]='protecao_identidade';formComponents[102]='categoria';formComponents[103]='mensagem'; ajaxDisplayValidationErrors(formComponents, task, formId, data); };